Como ocorre a prestação de contas no condomínio?

Uma das principais obrigações de um síndico é a prestação de contas, pois com esse processo é possível realizar a previsão orçamentária do próximo ano. Os documentos devem ser organizados, contabilizados e expostos. O principal item é a previsão orçamentária, criado no início da gestão do síndico, que será revisto e comparado com o relatório definido no início da gestão e ao total de gastos no final. Além dele, é analisado o relatório de receitas, que se divide entre os condôminos inadimplentes e os adimplentes, contendo também possíveis verbas obtidas com aluguel dos espaços comuns.

O relatório de despesas do condomínio contém as contas fixas, contas variáveis e gastos extras. Por último, deve ser apresentado o balancete, que deve ser abrangente e detalhado.

Como manter essa planilha organizada?

Organize toda a documentação em uma pasta online ou física, que deve ser acessível para todos os condôminos. O síndico e os conselheiros possuem prioridade, porém qualquer pessoa que reside no prédio pode verificar o conteúdo. É sugerido que seja criada uma planilha de prestação de contas do condomínio. Assim, a atualização de movimentações financeiras é mensal e você pode compartilhar com os condôminos os documentos, essa planilha também deve estar acessível para todos os moradores.

Como apresentar a prestação de contas do condomínio?

Ainda que as informações estejam completas, se elas não forem apresentadas de forma clara, poderão gerar várias dúvidas e até mesmo mal – entendidos. Esse cuidado e organização aumentam a credibilidade e confiança no síndico, gerando mais andamento e fluidez à sua gestão.

[ssba-buttons]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre Nós

A Quality House atua há mais de 30 anos no mercado imobiliário. Fundada em 1993, a jovem e inovadora empresa sempre se destacou pela implantação de novos conceitos, que a transformaram em uma referência de sucesso no segmento.
facebook

Agenda

janeiro 2019
D S T Q Q S S
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Receba nosso informativo gratuitamente