Crianças e a quarentena: como está a saúde mental do seu pequeno neste período?

 

Embora a Covid-19 pareça não ser maléfica para a saúde das crianças de uma forma geral, em comparativo com grupos de risco como idosos, por exemplo, outro fator pode estar afetando silenciosamente os pequenos, a saúde mental.

Acostumados a brincar livremente, ir para a escola, encontrar os amigos, visitar os avós, agora veem-se presos dentro de casa, por vezes em espaços pequenos, sem interatividade para gastar a energia que vai se acumulando.

E já são quase 60 dias longe das atividades rotineiras, o que para uma criança pode ser um tanto estressante, não é mesmo?

A psicóloga Rosilei Vera, comenta que tanto pais quanto filhos sofrem o estresse causado por este período e é preciso estar atento.

– A criança no primeiro momento vai ficar feliz de estar em casa, próximo da mãe e do pai, então estes primeiros dias foram prazerosos. A questão é que está se estendendo por um longo prazo, e isso causa sim o fator estressor – diz.

Segundo ela, muitas vezes são os próprios pais que transferem essas situações aos filhos.

– Os pais acabam se preocupando, ficando irritados muitas vezes, porque a criança tem energia, quer brincar, quer correr e ficar confinada dentro de casa, não sair, não pode receber a visita do amiguinho, por exemplo, e transferem isso para a criança – comenta.

É necessário, portanto, que os pais mantenham o equilíbrio nesse momento, para que as crianças se sintam seguras e não desenvolvam patologias.

– A mídia para as crianças, que já compreendem a questão, também passa muitas situações que inquietam, que as deixam apavoradas. É preciso orientar sobre a doença, ensinar os cuidados necessários e ter o cuidado para filtrar as informações que a criança deve ter – explica.

A principal dica da psicóloga é aproveitar o momento para curtir os filhos, dar a atenção que normalmente não conseguem, e estar moldando essa criança que irá crescer no meio disso tudo.

– Façam jogos, atividades, sentem e conversem com os filhos. Esse é o tempo de se fazer isso. Para que eles possam se desenvolver saudavelmente e lembrar deste período como proveitoso futuramente – diz.

Fonte: Lance notícias

[ssba-buttons]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre Nós

A Quality House atua há mais de 30 anos no mercado imobiliário. Fundada em 1993, a jovem e inovadora empresa sempre se destacou pela implantação de novos conceitos, que a transformaram em uma referência de sucesso no segmento.
facebook

Agenda

maio 2020
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Receba nosso informativo gratuitamente