Energia solar gera economia para todo tipo de condomínio, inclusive o seu

Ao contrário do que alguns podem pensar, o sistema de captação de energia solar não serve apenas para construções novas. A instalação pode ser feita em qualquer condomínio, inclusive em edificações antigas. O custo e a economia de energia, no entanto, variam conforme o espaço disponível à instalação.

“O prédio ser antigo não é problema. A grande questão é a área disponível na cobertura, se tem recortes ou áreas comuns no alto. Nem sempre há espaço para a instalação do total de placas para cobrir todo o consumo, embora ainda possibilite a redução da fatura”, explica Felipe Linden, engenheiro eletricista e sócio de uma empresa do setor de energia.

“O valor do investimento depende do consumo de energia e do local em que for instalado. Com uma fatura de energia e análise do espaço é possível fazer um estudo prévio e prever os custos. Mas, normalmente, o retorno do investimento fica na faixa dos cinco anos”, completa Maria Clara Minella, engenheira eletricista que atua na área de energia solar.

Ainda assim, compensa. Inclusive porque o equipamento tem 25 anos de vida útil. Em caso do pagamento parcelado para a aquisição e instalação do sistema, o valor da parcela é inferior à conta de luz da distribuidora. Ou seja, a quantia economizada cobre o valor do pagamento mensal à instaladora e ainda sobra.

A conta de luz é um dos principais encargos do condomínio por conta da utilização em áreas comuns e incide na taxa condominial. Ainda, na metade deste ano, a Celesc anunciou reajuste de 8% na fatura de energia – neste momento suspenso pela Justiça Federal. O uso de energia solar, além da economia, gera segurança no controle das contas.

 

Muito sol pela frente

Apesar de todos os benefícios, a energia solar é pouco utilizada no Brasil, em que o clima subtropical é um potencial para uso de energia limpa. A estimativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), é que das 84,8 milhões de unidades consumidoras brasileiras, apenas 171 mil contam com energia solar como forma de abastecimento – representa 0,2%.

Na Alemanha, por exemplo, país europeu em que as condições de aproveitamento do Sol para a geração de energia não são tão favoráveis quanto as brasileiras, o percentual é de 5%. No entanto, os números melhoram no Brasil.

De 30 mil novos sistemas instalados em 2018, a Aneel divulgou que no ano passado foram 95,3 mil unidades a mais, ou seja, o índice quase triplicou. “O Brasil tem uma extensa área territorial e excelente radiação. Há poucos anos que esse tipo de energia começou a se popularizar, mas o aproveitamento ainda é pequeno”, endossa a engenheira Maria Clara.

Além disso, hoje as pessoas têm levado a sustentabilidade em consideração na compra ou aluguel e os condomínios que usam a energia solar ganham preferência. “É um fator que favorece a negociação de imóveis. Identificamos valorização onde foram aplicadas as placas fotovoltaicas”, argumenta Linden.

 

Fonte: Condomínios SC

[ssba-buttons]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre Nós

A Quality House atua há mais de 30 anos no mercado imobiliário. Fundada em 1993, a jovem e inovadora empresa sempre se destacou pela implantação de novos conceitos, que a transformaram em uma referência de sucesso no segmento.
facebook

Agenda

outubro 2020
D S T Q Q S S
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Receba nosso informativo gratuitamente