Confira 5 dicas para combater o mofo em casa

Luz do sol e boa ventilação são aliadas na luta contra a umidade e a proliferação de fungos nas residências
Quando chega o período de chuvas, as águas podem regar as plantas, mas também podem provocar alagamentos e causar o surgimento de focos mofo na estrutura interna e externa.
Não demora muito para que paredes, tetos e até o interior de móveis como armários e gavetas sejam invadidos por manchas e pelo bolor.
A reação natural é o incômodo, mas existem práticas simples que ajudam a evitar essa propagação e a combater o fungo.
O mofo é formado por microrganismos que não podem ser vistos a olho nu e se espalham em locais úmidos, com pouca luz e baixa circulação de ar. Ele se multiplica por meio de esporos em ambientes propícios e formam colônias.
Além de marcar a pintura, o bolor se espalha pelo espaço e pode ser inalado pelos moradores da casa, causando espirros, tosse, obstrução nasal, falta de ar e outros danos ao sistema imunológico.
Cuidados contra o mofo
O faxineiro e influenciador Guilherme Gomes, do @diariasdogui, conta que encontra mofo com frequência nas casas em que faz limpeza. “No Amazonas, o clima quente não permitia a proliferação como nas moradias que encontro aqui em São Paulo. É algo que vejo em quase toda residência”, relata.
Para ele, é preciso observar esse aspecto com atenção, principalmente em lares com crianças. “Tem gente que acha que é frescura, mas o mofo contribui para a piora de problemas respiratórios, como asma, rinite ou sinusite. Além de causar reações alérgicas pulmonares”, alerta Guilherme.
[ssba-buttons]