Confiança dos consumidores para adquirir um carro ou uma casa aumenta
A confiança dos consumidores para adquirir um carro ou uma casa aumentou em janeiro, na comparação com dezembro.
De acordo com o INC (Índice Nacional de Confiança) da ACSP (Associação Comercial de São Paulo), divulgado na última terça-feira (8), a parcela dos que se sentem um pouco mais ou muito mais à vontade passou de 32% para 40% no período.
Quanto aos que se dizem um pouco e muito menos à vontade hoje do que há seis meses, o índice caiu de 34% para 32%.
Confiança nas classes A e B
Dentre as classes econômicas, o estudo aponta que a A e B são as que se sentem mais à vontade para adquirir bens de maior valor hoje: 51% afirmaram estar muito ou um pouco mais à vontade. Já 24% disseram estar um pouco ou muito menos à vontade para realizar essa compra hoje do que há seis meses.
Já entre os consumidores da classe C, 39% afirmaram estar à vontade para comprar casa ou carro e 33% se disseram pouco ou muito pouco à vontade. Entre aqueles que pertencem às classes D e E, por sua vez, a confiança atingiu 31%. Mas a maior parte (37%) disse estar pouco à vontade para realizar esse tipo de compra.
Considerando as regiões, a maior confiança em janeiro foi encontrada nos consumidores das regiões Norte/Centro-Oeste e Sul, sendo que 51% dos entrevistados de cada região se sentem à vontade para realizar compras maiores hoje do que há seis meses.
Na região Nordeste, 37% dos consumidores também estavam confiantes e, na região Sudeste, o percentual alcançou os 36%.
Já entre aqueles que se sentem pouco ou muito pouco à vontade para realizar a compra, 36% são da região Nordeste, 32% da Sudeste, 29% da Sul e 20% das regiões Norte e Centro-Oeste.
Compras menores
Ainda segundo o estudo, o INC dos consumidores que se mostraram um pouco mais ou muito mais à vontade para realizar compras menores, como a de um fogão ou uma geladeira, caiu apenas um ponto em janeiro em relação ao mês anterior: de 49% para 48%.
Já a média dos brasileiros que afirmaram se sentir um pouco menos ou muito menos à vontade para comprar esse tipo de produto agora do que há seis meses subiu de 20% para 24%.
Considerando as classes sociais, as mais otimistas para realizar esse tipo de compra são as classes A e B: 59% se sentem à vontade para comprar, seguidas pela classe C (46%) e pelas classes D e E (41%).
Entre as regiões, o maior percentual está entre os consumidores da região Norte/Centro-Oeste (60%), seguidos dos moradores das regiões Nordeste e Sul, com 49% cada, e da região Sudeste (47%).
Comparação anual
Em relação ao mesmo período do ano passado, o percentual de brasileiros que se sentem mais confiantes para comprar bens de maior valor caiu, já que, em janeiro de 2010, 41% das pessoas se diziam confiantes, enquanto 31% estavam pouco ou muito menos à vontade.
Já no que diz respeito às compras menores, em janeiro do ano passado, 43% das pessoas se diziam mais à vontade para comprar, enquanto 32% afirmavam estar menos à vontade.
Fonte: InfoMoney
[ssba-buttons]