Atenção ao comprar um imóvel
O Dia
Antes de realizar o sonho da casa própria, é preciso ter muita atenção. Na escolha entre um imóvel novo ou usado, alguns pontos devem ser levados em conta na hora de fazer a escolha.
Há uma série de vantagens e desvantagens em adquirir imóveis novos ou usados. “É preciso avaliar bem antes de escolher. E duas coisas são importantes: a localização e o valor que o comprador tem para investir”, afirma o vice-presidente do Sindicato da Habitação do Rio de Janeiro (Secovi Rio), Leonardo Schneider.
No campo dos usados, as casas são mais vantajosas do que os apartamentos, já que o comprador adquire também o terreno.
“Ele poderá reformar e até demolir e construir tudo de novo”, diz o especialista.
E se a casa não estiver em boas condições, mas o preço for bom e o terreno ficar numa região bem localizada e valorizada, a saída é reformar, garantindo assim o investimento.
A vantagem de adquirir um imóvel novo é que a maioria das construtoras têm parcerias com os bancos.
“Isso pode facilitar para o comprador. Sem falar que o imóvel novo terá toda a infraestrutura de um prédio novo. O empreendimento terá garantia da construtora. E imóveis na planta tendem a ser mais baratos que os já prontos”, orienta Schneider.
Documentação
É preciso atenção ao adquirir imóveis usados. Segundo Leonardo Schneider, é fundamental tomar cuidado com a documentação: “Verifique antes se o imóvel está realmente quitado, se o dono é mesmo o dono e se tem o direito de vendê-lo”.
Verificar se o imóvel não está penhorado e checar se não tem dívidas com Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) ou condomínio são outras dicas do especialista. Schneider orienta os compradores a ir ao local várias vezes e se informar sobre o imóvel.
“É importante verificar o local, marcar visita, conversar com o síndico, com os outros moradores, verificar se existe comércio nos arredores”, orienta o especialista.
[ssba-buttons]