Quais as vantagens e desvantagens das redes sociais para o condomínio?

É fácil dizer que a sociedade moderna está conectada através da internet e das redes sociais. Atualmente é muito difícil encontrar alguém que não utilize alguma rede social, com Facebook, Instagram, WhatsApp, Pinterest e tantas outras que é raro encontrar alguém fora delas.
As redes sociais passaram a ser amplamente utilizadas profissionalmente, deixando de ser apenas um passatempo para se distrair nas horas vagas.
Em condomínios elas podem ter dois desdobramentos diferentes, pode unir os vizinhos ou deixar os ânimos a flor da pele em discussões, dividindo ainda mais opiniões. Mas como utilizar as redes sociais em prol do condomínio? Quais os benefícios de aderir a essa nova funcionalidade? Preste atenção nas informações e dicas que daremos a seguir!
Precauções
Assim como a administração do condomínio, manter as redes sociais voltadas para melhorias gerais não será fácil. O ambiente virtual pode ser meio hostil, principalmente com condôminos exaltados. O síndico terá que aprender e ter jogo de cintura para saber receber críticas diretas e, muitas vezes exageradas.
Também é preciso saber controlar e contornar situações de brigas e discussões entre os condôminos, principalmente em redes sociais como Facebook. Portanto, é necessário criar certas regras para o uso e comentários nesses ambientes.
Regras de uso básicas
– Deve ser vetado o uso de linguagem inapropriada, tais como palavrões, ofensas e brincadeiras consideradas ofensivas ou preconceituosas;
– O uso de letras maiúsculas deve ficar restrito ao início de uma frase, siglas e nomes próprios, afinal, passam a impressão de que a pessoa que escreve está gritando;
– Os moradores devem saber os locais e os momentos certos para questionários. Não pergunte sobre o valor de aluguel do salão em um post que discute o valor do gás, por exemplo.
– Delegue a função de moderador da rede social a, ao menos outros dois moradores.
Benefícios
Com essa ferramenta o síndico pode otimizar tempo dialogando com moradores, pois centraliza as comunicações em um único meio. Além disso, a circulação de informativos e circulares é mais rápida, pois pode ser postada em um grupo de Facebook dos moradores ou lançada para uma lista de e-mails.
Outras formas de otimizar a gestão através do uso de redes sociais para condomínios é oferecendo boletos para pagamento sem o custo de impressão dos boletos, reserva de espaços online e enquetes para benfeitorias e obras, por exemplo. Mas não podemos esquecer que as assembleias ainda são o local oficial para grandes decisões.
Fonte: Condo Brasil
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