Regras sobre o uso da garagem do condomínio

O uso da garagem de um condomínio pode gerar alguns conflitos, vindos de atitudes dos condôminos que não usam aquele espaço de forma adequada. No post de hoje, falaremos sobre algumas dessas atitudes, suas consequências e sugestões para sanar o problema. Esperamos, assim, te ajudar a conscientizar os moradores do seu prédio sobre a questão. Confira abaixo!

– Uso da vaga como depósito: muitas vezes, os condôminos confundem suas vagas de garagem com um espaço vazio para colocar qualquer coisa. Garagem condominial é lugar de carro/moto, ponto.

Essa atitude é ruim para a higiene, já que alguns materiais servem como alimento e/ou abrigo para alguns insetos e roedores. Também pode expor outras pessoas, principalmente crianças, ao contato com objetos perigosos. Pode, também, dificultar manobras e acesso a outras vagas.

Dicas: aja rapidamente, aplicando advertência e, depois, multa, caso o problema não se resolva. Além disso, coloque um cartaz sobre o tema numa área comum, alertando os condôminos sobre os perigos e conscientizando-os.

– Carro maior que a vaga: em alguns casos, os carros dos condôminos não cabem nas suas vagas estipuladas. Dentre os problemas gerados, podemos destacar a dificuldade de acesso a outras vagas e de manobras dos outros condôminos e a ocupação de uma área maior do que o morador tem direito.

Dicas: primeiramente, consulte a Convenção do condomínio para saber o que está especificado nela sobre o assunto (como, por exemplo, normas sobre o tamanho dos veículos). Vale ressaltar que não é conveniente redimensionar algumas vagas do prédio por conta dos carros que não se encaixam nas já existentes. Se fosse o caso, o condomínio teria que alterar todas, o que, muitas vezes, poderia não ser suportado pelo espaço.

– Carro parado fora da vaga: entre os inconvenientes gerados, essa atitude impede a boa circulação na garagem, gerando atrasos em compromissos dos outros condôminos (por vezes, urgentes), ou, até, dependendo da situação, dificultando socorro a um condômino doente/acidentado.

Caso o fora da vaga seja igual a parar na vaga de outro condômino (sem a devida permissão para tal), esse outro morador também terá que parar na vaga errada e assim sucessivamente, podendo gerar um problemão para todos. Seja qual for a situação, ela gera, além dos outros problemas, a irritação dos vizinhos.

Dicas: não hesite em aplicar advertências e, posteriormente, multas. Esse é um problema que deve ser combatido desde o princípio e de forma firme, evitando uma das práticas que mais gera atritos entre os moradores. Realize, paralelamente, uma campanha de esclarecimento, com cartazes nos elevadores e/ou em quadros de avisos. Caso haja controle por câmeras nas garagens, pode-se orientar ao porteiro/zelador que interfone imediatamente para o condômino que agiu de forma errada, solicitando-o para que estacione corretamente.

– Buzinada para abrir portão: além de gerar incômodo aos moradores dos andares mais baixos e dos imóveis vizinhos, é uma prática que pode chamar a atenção de assaltantes, expondo e comprometendo a segurança do condomínio.

Dicas: vale observar que a buzinada pode estar sendo feita com frequência pela ausência do porteiro no seu posto – essa situação merece observação. A adoção de qualquer meio eletrônico, controle remoto, TAGs e biometria, para abertura automática do portão tende a ser a melhor e definitiva solução para essas situações.

– Carro e moto/bicicleta na mesma vaga: dentre os problemas gerados está a dificuldade criada para que outros condôminos manobrem e acessem suas vagas. Em certos condomínios, pode-se tolerar essa prática, desde que não gere problemas para outros moradores e que os veículos não ultrapassem a faixa que delimita o espaço da unidade. Tudo depende do caso, podendo haver conversa e um acordo.

Dicas: construir um bicicletário e espalhar o incentivo para seu uso é uma boa ideia. Porém, medidas (como advertências), seguindo a Convenção e o Regulamento do condomínio, também devem ser tomadas.

Pronto, agora você já tem informações sobre diferentes problemas causados na garagem do seu condomínio, além de dicas para saná-los. Esperamos ter ajudado a extinguir esse tipo de problema, tão recorrente (infelizmente) e que gera outros conflitos entre os moradores.

[ssba-buttons]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre Nós

A Quality House atua há mais de 30 anos no mercado imobiliário. Fundada em 1993, a jovem e inovadora empresa sempre se destacou pela implantação de novos conceitos, que a transformaram em uma referência de sucesso no segmento.
facebook

Agenda

outubro 2016
D S T Q Q S S
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Receba nosso informativo gratuitamente