Comunicação entre síndicos e condôminos – Quality Web
A comunicação entre o síndico, condôminos e funcionários é um elemento essencial para que todos vivam em harmonia. Por esse motivo, se tratando de um aspecto tão importante para qualquer condomínio, resolvemos abordar esse tema no post de hoje. Continue acompanhando…
Uma boa comunicação garante que as informações passadas pelo síndico sejam compreendidas por todos, evita discussões desnecessárias e mal entendidos, além de aumentar o bem-estar dos moradores, que é, afinal, o que todos os condôminos desejam.
Segundo Peter Drucker (escritor, professor e consultor administrativo), mais de 60% dos problemas e conflitos de uma empresa estão ligados a falhas na comunicação. E esse dado pode ser observado nos condomínios, que também podem ser considerados empresas.
Para garantir a eficiência da comunicação interna, diversas ferramentas podem ser adotadas. Listaremos, a seguir, algumas:
Comunicação oral: o famoso boca a boca faz parte do cotidiano de um condomínio e, por isso, é importante que o síndico deixe os funcionários e moradores sempre a par dos acontecimentos. Isso não tem nada a ver com fofoca, apenas significa que guardar para si um problema ou qualquer informação relevante sobre o prédio pode gerar desentendimentos.
Quadro de avisos/mural: esse canal de comunicação deve estar sempre atualizado e posicionado num local de grande acesso, como perto de elevadores ou nos corredores. Utilizado para passar informações gerais, sempre objetivamente, pode se tornar mais atraente aos olhos dos moradores se mantido bem organizado.
Comunicado nos elevadores: recados do síndico, medidas urgentes e informações, de modo geral, como, por exemplo, novo horário de funcionamento de alguma área coletiva, data de dedetização etc., podem ser colocados no elevador. Para evitar que sejam danificados, pode-se optar por colocá-los em caixinhas de acrílicos, protegendo o papel.
Carta/circular: dentro os citados, é o meio mais formal de comunicação. Cada morador deve assinar o livro-protocolo, confirmando o recebimento do recado. Deve ser utilizada apenas em casos de assuntos importantes que, realmente, precisam do registro de confirmação de leitura por todos os condôminos.
Assembleia: uma assembleia, que requer a presença de todos os moradores, só deve ser convocada para tratar assuntos gerais importantes para o condomínio. Além disso, pode ser uma oportunidade para estreitar as relações entre vizinhos e aumentar o engajamento dos condôminos.
Além desses recursos, existem alguns meios online que auxiliam a comunicação condominial. Entre eles:
Central de mensagens: sistema que envia por e-mail ou aplicativo de mensagens, para os síndicos e condôminos, avisos gerais, como lembretes de agenda e reserva de espaços comuns, por exemplo. Pode ser responsabilidade da administradora ou do próprio síndico.
Álbum de fotos: criando um álbum de fotos para todos os condôminos, eles podem compartilhar imagens com todos os outros moradores, sendo elas de confraternizações, obras realizadas, entre outros.
Redes sociais: o condomínio pode ter uma página em alguma rede social, como o Facebook, por exemplo, onde podem ser postados avisos gerais, fotos, informações importantes do universo condominial etc. É importante ressaltar que esse meio não deve substituir as outras formas de aviso, além do que, deve ser editado para que as publicações só fiquem disponíveis aos condôminos, e não publicamente.
Com todas essas ferramentas, a comunicação de um condomínio residencial tem tudo para melhorar bastante. Além de todas essas dicas, um recurso, em especial, se destaca: o Quality Web, desenvolvido pela Quality House para estreitar e aprimorar as relações entre os condôminos.
Esse serviço transforma o condomínio numa comunidade virtual, unindo síndicos e condôminos, para que todos tenham acessos a diversas informações importantes, como saldos, contas a pagar, extratos, segunda via de boletos, agenda do condomínio (com datas de reuniões e assembleias, por exemplo), entre muitos outros dados.
Também dá a oportunidade para que os moradores analisem a situação financeira de seu condomínio através de gráficos, criem álbum de fotos, participem de chats, postem mensagens no mural de recados, além de possibilitar que o síndico marque, virtualmente, quaisquer compromissos na agenda.
O Quality Web também envia mensagens por e-mail e SMS, incluindo lembretes da agenda virtual, avisos de novos documentos disponíveis e outros assuntos importantes. Incrível, né?! As relações ficam facilitadas, além de ajudar o dia-a-dia do síndico e o conhecimento de todos sobre a situação do prédio. Vale muito a pena conferir!
Para conhecer essa novidade, acesse: http://www.qualityhouse.com.br/
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