Despesas após compra de um imóvel: Morador deve estar preparado
	Entenda as taxas de condomínio
Ao pesquisar a moradia, busque referências, entenda a localização e o valor do metro quadrado da região. Outro fator determinante para o valor da taxa de condomínio são os lazeres oferecidos pelo condomínio. Itens como quadra de esportes, piscina e salão de festa podem encarecer o valor final.
No entanto, existem alguns opressores para esse valor, entre eles está a mão de obra, seja ela terceirizada ou CLT, tributos relacionados à colaboradores, custos de esgoto e água, energia elétrica, elevadores e inadimplência de outros moradores.
Vale lembrar que condomínios pequenos tendem a apresentar taxas de condomínio mais altas, isso ocorre porque são menos moradores que dividirão todas as despesas. Em contrapartida, condomínios maiores normalmente possuem mais áreas de lazer e valores mais baixos. Se optar por um imóvel antigo, lembre-se de fazer uma vistoria completa, principalmente na parte elétrica e hidráulica para não ter problemas com desperdícios ou acidentes.
Demais taxas
No valor das taxas de condomínio estão embutidos:
- Valores de manutenção dos espaços;
 - Pagamento de funcionários;
 - Taxas de esgoto;
 - Segurança;
 - Custos de luz das áreas comuns;
 - Impostos referentes aos funcionários;
 - Manutenção e melhoria das áreas comuns;
 - Além de custos referentes à inadimplência de alguns moradores.
 
Além de pagamento dos serviços que você precisará prever no orçamento final, tais como manutenções no interior do imóvel, contas de luz e água, além de outras despesas como internet, TV a cabo e outras despesas que surgirão. Por isso, é importante estipular os gastos previstos e o orçamento total para evitar surpresas indesejadas após a compra.
Lembre-se que todos os anos os valores sofrem reajustes e aumentarão a cada virada de ano. Esse custo deve estar previsto no seu orçamento no momento da compra do imóvel, só assim é possível fazer um cálculo real de quanto o imóvel custará ate que esteja quitado. Todos sonham com a casa própria, mas é preciso organização e planejamento para que ele se torne realidade.
Fonte: Condo Brasil
[ssba-buttons]